13Dezembro2017

Pr. Valteci Moreira


valteciA serenidade no falar e o jeito calmo não escondem a vasta sabedoria e experiência do fundador da Igreja Evangélica Vida. Com mais de 25 anos de ministério, o pastor Valteci começou essa jornada em dezembro de 1985, quando se formou no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinhas, São Paulo.

O que mais lhe surpreende foi o fato de ter se desligado de uma denominação histórica com princípios, ensinos e teologia muito fortes e ter fundado uma igreja independente de linha Neo Pentecostal. “É curioso porque quem me conhece sabe que eu jamais tomaria uma decisão como esta se isto não viesse muito claramente de Deus”, confessa.

Apesar de seu foco ministerial ser integralmente voltado para a Igreja Evangélica Vida, pastor Valteci lidera o grupo de pastores da IEV, participa e faz parte da diretoria estadual do Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas (Mapi), um trabalho de suporte e orientação a pastores, além de ser diretor-presidente e dar aula de Homilética e Prática da Pregação no Seminário Teológico Betesda (Steb). Ele ainda tem disposição para liderar a igreja-sede, as congregações e igrejas agregadas à IEV, que estão nascendo, e seus respectivos pastores.

E isso sem jamais deixar de passar tempo com a família, seu “arrimo e alegria”, como ele define, a esposa Nininha, os filhos Fabrício, Fabíola e Tiago, seus respectivos cônjuges Morgana, Alexandre e Andyara e os cinco netos, Felipe, Lucas, Vitor, Amanda e Isaac. No currículo, pastor Valteci possui especialização em Aconselhamento Cristão, em Psicanálise Clínica, Mestrado em Teologia Pastoral (incompleto) e participação em diversas clínicas e treinamentos na área de liderança de pastores dentro do Mapi.

Em meio a tanta história, pastor Valteci acredita que a criação de diversas congregações é um fato notável e marcante em seu ministério. Também considera a experiência da renovação espiritual um momento ímpar em sua carreira ministerial, vivenciada na década de 90.