18Outubro2017

Presbitério

 

O Presbitério nasceu junto com a organização da Igreja Evangélica Vida e é responsável pela vida espiritual e administrativa da igreja. Entre as atividades do grupo estão administrar as congregações; cuidar do aconselhamento, instrução e exortação dos crentes; realizar entrevistas e recepção de novos membros; tratar dos fiéis caídos; decidir sobre compras expressivas; e definir doutrinas e princípios bíblicos da igreja.

O Presbitério é composto por pastores e presbíteros da sede. A liderança do grupo é composta por presidente, vice- presidente, primeiro e segundo secretários.

O processo de seleção de presbíteros se dá a cada três anos e se divide em duas etapas: a primeira é ouvir a opinião da igreja por meio do voto e a segunda é ouvir o próprio presbitério. O Presbitério se reúne a cada três meses, porém as atividades de aconselhamento, instrução, exortação individual com os crentes e o apoio aos cultos e trabalhos gerais da igreja são cotidianos.

Apesar das funções administrativas, o Presbitério é cheio de experiências sobrenaturais com o Espírito Santo. Uma das mais marcantes foi no fim de 2010, quando a liderança da IEV decidiu que estava na hora de pensar no futuro da igreja, investindo em Laranjeiras, região que estava muito valorizada, porém não tinha condições de comprar nenhum imóvel no local.

 “Deus abriu uma porta e a igreja fez um financiamento direto com a imobiliária para comprarmos um terreno. Este foi um fato marcante na vida do Presbitério porque inicialmente as parcelas pesavam bastante nas finanças da igreja. Foram muitas reuniões com os pastores e presbíteros, que tiveram coragem, fé e ousadia, estudando propostas e orando, buscando a direção de Deus até a definição pela compra”, contou o pastor Valteci Moreira, presidente do Presbitério.