18Outubro2017

6 dicas de organização para evitar o desperdício de comida

6 dicas_de_organizacao_para_evitar_o_desperdicio_de_comidaAprenda a organizar a cozinha para aproveitar melhor os alimentos

É comum que o descarte de alimentos na cozinha da sua casa aconteça por falta de planejamento. Com algumas adaptações básicas na organização da cozinha e pequenas mudanças de hábitos na rotina, você pode evitar o desperdício de alimentos.

1. Tudo começa antes de ir ao supermercado. Planeje suas refeições semanais para comprar apenas o necessário.

2. Deixe uma ou duas refeições “livres” na semana. Dessa forma, você pode contar com a possibilidade de comer fora um dia, ou então preparar um prato com aquilo que sobrou do almoço.

3. Caso faça alguma receita que leve um ingrediente específico, tente utilizá-lo em outra preparação. Por exemplo, se a receita leva algumas colheres de coentro, considere fazer outra receita que leve o item.

4. Não “esconda” as frutas na gaveta da geladeira. Procure deixar aquelas que não precisam de refrigeração em uma fruteira no balcão, por exemplo. Alimentos visíveis, em geral, são consumidos com maior frequência e mais rapidamente. Por isso, também vale a pena colocar os alimentos que precisam ser consumidos logo no mesmo nível dos olhos.

5. Organize lugares específicos na geladeira para cada tipo de alimento. Quando for fazer compras, você consegue visualizar com facilidade tudo que ainda tem. Além disso, quando há um lugar para deixar as “sobras”, você sabe onde procurar os alimentos que precisam ser consumidos antes.

6. Em vez de usar uma única gaveta para armazenar alimentos como vegetais, por exemplo, considere dividi-las em “semana 1” e “semana 2”. Coloque os legumes novos na 1 e os mais antigos na 2. Sempre que for procurá-los para consumir, opte em primeiro checar o que tem disponível na 2.

Fonte: Revista Casa e Jardim